Vitaminas

 

As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais.

As vitaminas são compostos orgânicos da mais alta importância, necessárias ao crescimento, à reparação dos tecidos, ao
funcionamento orgânico, essenciais para reações metabólicas específicas no meio celular e vitais para o funcionamento dos órgãos. São micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. As vitaminas também
pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem ­estar físico e mental.
As vitaminas são classificadas conforme substâncias que as dissolvem. São lipossolúveis, solúveis em gorduras, as vitaminas A, D, K, armazenadas no fígado, e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura no corpo. As substâncias lipossolúveis não são facilmente excretadas pelo organismo e tendem a se acumular provocando intoxicação se ingeridas em excesso.
Outro grupo é o das hidrossolúveis, ou solúveis em água, como as vitaminas C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9), que
permanecem no corpo por um pequeno período de tempo antes de serem excretadas pelos rins e, por essa razão, devem ser ingeridas diariamente. A B12 também é hidrossolúvel, mas permanece armazenada no fígado.


Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes:


Vitamina A: possui papel essencial na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele, nas funções imunológicas e reprodução. As suas principais fontes são: alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde­escuros, frutas amarelo­alaranjadas.


Vitamina D: possui papel fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo,
osteomalácia e osteoporose. As suas principais fontes são: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo. Entretanto, a exposição à luz solar é a principal fonte para produção da própria vitamina D.


Vitamina E: possui papel antioxidante importante, relacionado com prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras. As suas principais fontes são os vegetais, sendo os óleos as fontes mais ricas.


Vitamina B12: está diretamente relacionada com metabolismo de substâncias que estão envolvidas nos passos fundamentais para o funcionamento normal de todas as células, especialmente para as do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. Sua deficiência pode levar a alterações neurológicas e também a um tipo específico de anemia denominada megaloblástica.


Vitamina C: ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tem função antioxidante assim como a vitamina E, ajuda no processo de absorção do ferro pelo organismo. As suas principais fontes são as frutas ácidas: abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá.


Vitamina K: é uma vitamina lipossolúvel necessária em três tipos de processos críticos que ocorrem no nosso organismo: coagulação sanguínea; regulação do teor mineral ósseo e integridade das paredes dos vasos sanguíneos. Melhora a absorção e fixação do cálcio pelos ossos. Útil no tratamento e prevenção da osteopenia e osteoporose, na prevenção de doenças cardiovasculares. Manipulamos a forma mais biodisponível de vitamina K, que é a  K2 MK7 All Trans.      Sinonímia: 1,4-Naphthalenedione,2-(3,7,11,15,19,23,27-heptamethyl-2,6,10,14,18,22,26-octacosaheptaenyl)-3-methyl-,(all-E); 2-methyl-3-all-trans-farnesyl digeranyl-1,4-naphthoquinone; Vitamin K2 MK-7; Vitamin MK 7; MK-7; Menaquinone 7; Menaquinone K7